Buscar
  • Cristiane Geminiano

Dicas para home office efetivo na quarentena



O Covid-19 pegou todo o mundo de surpresa, literalmente. Apesar de estarmos atentos ao noticiário sobre a epidemia nos outros países, não acreditávamos que chegaríamos ao ponto de termos escolas fechadas, eventos cancelados e precisar trabalhar de casa. Para quem já atua home office está mais habituado à essa rotina, mas quem nunca trabalhou pode estar um pouco perdido sobre como conciliar casa, filhos, trabalho. Para ajudar nessa adaptação, listamos algumas dicas que ajuda muito a concluir as tarefas.


1) Determine um espaço na casa para o trabalho

Se tiver um cômodo específico, melhor ainda. Mas, se não tiver, criar um cantinho para concentrar as coisas do trabalho é ótimo para delimitar espaços e demarcar território.


2) Estabeleça uma rotina

Apesar de já ter sua rotina alterada, é importante estabelecer uma sequência para que possa se adaptar o mais rápido possível a esta fase, afinal, serão alguns dias, ainda sem prazo para terminar.


3) Determine horários para cada coisa

Separe seus afazeres em blocos e estabeleça horários e limites para a conclusão destes trabalhos, assim conseguirá dar atenção para todas as áreas importantes da sua vida.


4) Faça uma lista das tarefas

Não confie na memória. Anote tudo o que precisa fazer. Se for o caso, separe por áreas. Com toda essa mudança na rotina pode acabar esquecendo alguma tarefa importante.

Tarefas da casa só depois do expediente. Não queira fazer duas coisas ao mesmo tempo, isso vai dispersar sua atenção e trazer improdutividade.


6) Inclua os filhos

Com crianças, o desafio é ainda maior, procure incluí-los em algumas atividades. Coloque-os para ser seu ajudante. Isso fará com que se sintam importantes e inclusos.


7) Elimine distrações

O desafio já é bem grande, criança brincando, crianças brigando, crianças chamando. Desenho, vizinho, cachorro latindo, vendedor de ovos, churros, algodão doces, caminhão de frutas. Desligue a TV, coloque o celular no modo avião, se necessário. Eliminar todas as possíveis distrações é fundamental.


8) Notícias periódicas

Nada de acompanhar as notícias sobre a pandemia o tempo todo, além de causar mais estresse e ansiedade, ainda tira sua concentração.


9) Home office não é férias

Deixe claro para os familiares que você não está em férias.

Explique, peça apoio, deixe claro que precisa concluir suas atividades e que, apesar de estar presente, não está disponível.


10) Tire o pijama

Se arruma para o trabalho te ajuda a espantar o sono e a enviar a mensagem para seu cérebro que não é hora de preguiça.


11) Programe-se para as tarefas do dia seguinte

No fim do dia, reveja as tarefas concluídas e já se programe para o dia seguinte. Isso te ajudará a se organizar e a planejar o dia seguinte, trazendo muito mais produtividade e menos surpresas.


12) Programe as refeições

Se possível, já programe as refeições para a semana. Ficará mais fácil preparar o almoço se você já sabe o que fazer.


13) Descongele o almoço

Pela manhã tire do freezer o que vai almoçar. Assim quando for preparar já descongelou. Isso garante que não vá escorregar em besteiras prontas na hora da fome.


14) Pequenas pausas

Faça pequenas pausas durante o dia, para oxigenar a mente e se alongar. Aproveite para incluir alguns minutos na programação para as atividades com as crianças. Ficará mais fácil conduzir toda a demanda se aceitar que precisa dar atenção a elas, mesmo trabalhando. Afinal, é um momento extraordinário para todos, inclusive para elas, que também tiveram suas rotinas alteradas.


15) Separe as tarefas da casa

Fracione as tarefas da casa e separe uma hora do dia para elas. Você pode aproveitar o tempo que gastaria com a locomoção até o trabalho.


16) Aplicativos podem ajudar

Utilize ferramentas gratuitas para facilitar sua organização. O Trello e Google Calendário são ótimos para listar, acompanhar e organizar suas tarefas.


17) Dobre as porções

Cozinhe em dobro e separe uma parte para congelar. Facilita demais quando a agenda aperta.

5 visualizações

© 2020 Jorconteudo

Sigam-nos os bons!

(11) 94084-9979
  • Branca Ícone Pinterest
  • Fanpage Jorconteudo
  • @jorconteudo